Fundação La Caixa e IEFP lançam programa de emprego “Incorpora” (Jornal Económico, 15/7/2018)
O Programa Incorpora tem como objetivo promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país, e resulta de um protocolo com o IEFP.
A Fundação “la Caixa” acaba de criar em Portugal uma rede de 32 entidades sociais especializadas, para promover junto de empresas a contratação de pessoas em risco de exclusão social, anuncia a Fundação em comunicado.
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, recebeu na semana passada em audiência o Presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, e o Subdiretor Geral da Fundação “la Caixa”, Marc Simón, que fizeram uma apresentação da rede de 32 entidades sociais do Programa Incorpora, que terá como objetivo promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país.
As pessoas em risco abrangem nomeadamente jovens NEET (nem estudam nem trabalham), desempregados de longa duração maiores de 45 anos, ex-reclusos, ex-toxicodependentes, vítimas de violência doméstica e pessoas com deficiência ou incapacidade.
O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou na seleção das 32 entidades envolvidas e apoiará a implementação do programa.
De entre as 32 entidades (espalhadas por Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal) constam a Comunidade Vida e Paz; a CAIS - Associação de Solidariedade Social; o IPAV - Instituto Padre António Vieira; a ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda; Ajuda de Mãe; Centro Padre Alves Correia; Santa Casa da Misericórdia do Porto; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde; Centro Social de Soutelo; Fundação da Juventude; Associação Fernão Mendes Pinto; APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra; Rumo - Cooperativa de Solidariedade Social, entre outras.
As 32 entidades, localizadas nas regiões de Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal, farão a ligação entre os candidatos a emprego e as empresas portuguesas disponíveis para empregar, que beneficiarão de assistência especializada na execução do programa, explica a Fundação.
“O Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou, através de um protocolo, no processo de seleção das entidades Incorpora em Portugal e prestará apoio no processo de implantação do programa no país”, lê-se no comunicado.
Durante a audiência, foi entregue uma carta de intenções em que a Fundação “la Caixa” reitera o seu compromisso no lançamento e implementação do programa Incorpora em Portugal no ano de 2018 e a sua “firme intenção de, nos próximos anos, alargar a rede Incorpora a outras zonas do território português de acordo com as prioridades que venham a ser conjuntamente definidas”, diz a nota.
“Esta iniciativa permite estender a Portugal o programa Incorpora da Fundação, que já empregou em Espanha mais de 170 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social desde 2006”, refere a Fundação la Caixa.
As 32 entidades selecionadas irão atuar em quatro redes, centradas nas cidades de Lisboa (13 entidades), Porto (9), Coimbra (5) e Setúbal (5). O trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais características do programa Incorpora: as entidades que integram o programa partilham entre elas, através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho, otimizando o seu trabalho.
Cada entidade selecionada compromete-se a dispor de um técnico de acompanhamento, que se ocupa do apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, e um técnico de prospecção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.
“Estes técnicos são figuras essenciais no programa Incorpora, deles dependendo o êxito, tanto da pessoa contratada como da empresa contratante”, explica a Fundação.
O programa Incorpora proporciona ainda às empresas que ofereçam oportunidades de emprego um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, assessorando-as ainda na identificação de incentivos a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários.
“O programa Incorpora tem como objetivo principal fazer a ligação entre as entidades sociais e as empresas portuguesas com a finalidade de criar um clima de entendimento e colaboração entre ambas, que se traduza na criação de oportunidades de emprego para quem mais necessita”, refere a Fundação do Grupo CaixaBank.
A Fundação “la Caixa”, primeira fundação em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou este ano a sua implantação em Portugal, fruto da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.
Maria Teixeira Alves